O Grupo Energisa é uma holding de capital aberto com sede em Cataguases (MG) que atua no segmento de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Atualmente é o quinto maior Grupo de distribuição de energia do Brasil e o maior grupo privado com capital 100% nacional, com mais de oito milhões de clientes e atendendo mais de 20 milhões de pessoas.

O Centro de Serviços Compartilhados da Energisa foi criado em 2017 e conta com mais de 700 funcionários que suportam os negócios do Grupo em diversas áreas, como Suprimentos, Cadastro, Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Lançamento de Notas Fiscais, Fiscal, Contabilidade, RH/DHO, Facilities e Automação de Processos.

Desde o início da implementação do CSC, a Energisa conta com o apoio da Equipe do IEG, tanto por meio dos Grupos de Discussão sobre o tema, quanto da participação de outras iniciativas como pesquisas, eventos e treinamentos.


A partir de janeiro de 2022, a Energisa foi uma das primeiras companhias a acessar a MIA (Market Intelligence Application Shared Services), plataforma de dados sobre CSC do IEG que reúne diversas estatísticas sobre o mercado brasileiro de Serviços Compartilhados com base em informações de mais de 200 empresas que utilizam este modelo no país.

A liderança estratégica do CSC e os profissionais das áreas de Tecnologia e Processos, Experiência do Cliente e Performance são as pessoas que mais acessam a MIA no dia a dia da empresa. A plataforma é a primeira fonte de consulta de informações dessas equipes e já ajudou a direcionar diversas decisões internas, como:

• definição das melhores ferramentas / sistemas a serem utilizados pelo CSC (ex.: Ferramenta de Chamados, Sistema de Process Mining, Plataforma de Chatbot etc.),

• revisão da estrutura organizacional do Centro,

• além de apoiar na tomada de decisão de outras áreas da empresa que não fazem parte do CSC, dado que muitas vezes elas não possuem tantas referências estruturadas.

Antes de ter acesso à MIA, a equipe da Energisa precisava buscar contato de várias empresas para entender os cenários, mas agora possuem uma base rica de informações na palma da mão para consultar a qualquer momento de forma rápida e prática. Com isso, passaram a ter mais:

Agilidade na busca por referências

Assertividade nas decisões

● Capacidade de resposta às demandas de informações da diretoria

Praticidade no acesso a dados do mercado no formato de autosserviço

● Direcionamentos sobre as boas práticas do mercado de CSC

Sua empresa também quer atingir a excelência na tomada de decisão do seu CSC?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato para mais informações sobre a MIA!

- Ao preencher o formulário, concordo *em receber comunicações e com a política de privacidade.